11º Felit - Festival de Literatura de São João del-Rei e Tiradentes Festival de Literatura de São João del-Rei e Tiradentes
20 a 23 de Setembro de 2017

Autor Homenageado

Ronaldo Simões Coelho

Ronaldo Simões Coelho nasceu em 16 de abril de 1932, em São João del-Rei. Formou-se em Medicina pela UFMG em 1959, e especializou-se em Psiquiatria, estando ainda em pleno exercício da profissão. Seu interesse pela escrita começou assim que aprendeu a ler e a escrever. O livro não faltava em sua casa. “Uns me davam medo, como aquele que se chamava “Podem os vivos falar com os mortos?”, enquanto outros me atraíam profundamente, como as aventuras de Tarzan e tudo de Júlio Verne a Érico Veríssimo. Mas a maior das minhas descobertas foi Monteiro Lobato”, afirma.

O lado de escritor aflorou, realmente, a partir do momento em que começou a inventar histórias para seus filhos pequenos, há muito tempo atrás. As lembranças de família e a infância passada em São João del-Rei foram fundamentais para a sua obra. Das esculturas com miolo de pão que seu pai fazia, das brincadeiras de ruas à exploração de cavernas, Ronaldo Simões cresceu ouvindo causos e histórias da preguiça gigante, do cavalo da meia noite, da louca que falava sozinha, da Chica Papuda, do homem da mão postiça, entre outras. Este universo mágico o possibilitou a criar uma obra infantil consagrada. Ele já escreveu mais de 60 livros. Alguns selecionados para o catálogo da Biblioteca Internacional de Munique e outros tantos publicados em países de língua espanhola.

Pela representatividade e sensibilidade de sua obra, o FELIT presta, assim, em sua décima-primeira edição, homenagem a esse renomado escritor da literatura infantil brasileira.