11º Felit - Festival de Literatura de São João del-Rei e Tiradentes Festival de Literatura de São João del-Rei e Tiradentes
20 a 23 de Setembro de 2017


Carlos Heitor Cony

Carlos Heitor Cony

O romance e a crônica foram destaques na programação literária do 8º FELIT. As discussões aconteceram a partir da obra do escritor Carlos Heitor Cony, homenageado do festival, que envolveu nesse temário exposições, oficinas, intervenções poéticas e calorosos debates. Inclusive, sua obra inspirou a gastronomia local. Vários restaurantes da cidade apresentaram um cardápio especial, inspirado em sua obra.

O autor é reconhecido no Brasil e no exterior por sua vasta obra literária. Já em sua estreia como romancista, ganhou por duas vezes consecutivas o Prêmio Manuel Antônio de Almeida (em 1957 e 1958) por “A verdade de cada dia” e “Tijolo de Segurança”. Ganhou também, diversas vezes o Prêmio Jabuti. No exterior, durante o Salão do Livro em Paris / 1998, recebeu do governo francês a comenda da Ordre des Arts et des Lettres, no grau de Chevalier, uma das maiores homenagens prestadas a personalidades das letras em todo o mundo.

Sua produção literária trata o passado pessoal; as relações familiares (principalmente a de pai e filho); o jornalismo e sua história no Rio de Janeiro; a política, ou melhor, os governos, o homem perante a sociedade; e o amor, que deixa um vazio a preencher.

Desde o ano 2000 é membro da Academia Brasileira de Letras.