11º Felit - Festival de Literatura de São João del-Rei e Tiradentes Festival de Literatura de São João del-Rei e Tiradentes
20 a 23 de Setembro de 2017


Jovens Autores

Oficina de Formação de Jovens Autores do FELIT


Desde 2008, o FELIT realiza em São João del-Rei a Oficina de Formação de Jovens Autores, voltadas para alunos dos oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e do primeiro ano do ensino médio das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, em um trabalho inédito neste sentido.

O trabalho é desenvolvido por uma equipe de professores de Literatura, Artes Cênicas, Artes Plásticas e Contadores de Histórias, todos capacitados em suas respectivas disciplinas, com especializações em Educação Infantil, mestrados e doutorados em Linguística e em Literatura Contemporânea.

A oficina acontece sempre no primeiro semestre de cada ano, quinzenalmente aos sábados, na Escola Municipal Maria Tereza. Todas as atividades têm como propósito desenvolver potencialidades dos alunos para a escrita como, também, o sentido de partilha, de cooperação, de respeito ao próximo e de cidadania.

O resultado tem sido a publicação das seguintes obras:


Nos passos da Compadecida
01 – 2008 – Nos passos da Compadecida, de autoria de 21 jovens, uma obra inspirada no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna, autor homenageado naquele ano.
Versos Inversos
02 – 2009 – Versos Inversos, coletânea de poemas de autoria de 39 jovens, inspirada no conceito da poesia marginal dos anos 70, principalmente na obra do poeta Chico Alvim, representando todos os poetas marginais no Felit.

As arte-manhas do poder
03 – 2010 – As arte-manhas do poder, de autoria de 44 jovens, coletânea de contos inspirados na obra de Ana Maria Machado, autora homenageada em 2010.
Minhas histórias malucas
04 – 2011 – Minhas histórias malucas, um mix de textos e quadrinhos de autoria de 26 jovens que se inspiraram na obra de Ziraldo para produzirem suas histórias.

Poemas para Adélia
05 – 2012 – Poemas para Adélia, uma coletânea de poemas inspirados na obra de Adélia Prado, de autoria de 26 jovens.
Crônicas Avulsas
06 – 2013 – Crônicas Avulsas, de autoria de 20 jovens, que se inspiraram na obra de Luiz Fernando Veríssimo para escreverem suas próprias crônicas.

Na beira da Linha
07 – 2014 – Na beira da Linha, talvez o maior desafio por se tratar de um romance escrito por 31 jovens, com idade entre 13 e 15 anos. Ele foi inspirado no livro “Quase memória”, de Carlos Heitor Cony, autor homenageado na oitava edição do FELIT.
As aventuras de Tom Sawyer em Tiradentes
Em 2014, também, a convite da Prefeitura Municipal de Tiradentes, o FELIT realizou a mesma oficina para crianças do quinto ano do Ensino Fundamental daquele município, com idade entre 9 e 12 anos. Nesta oficina, a obra “As aventuras de Tom Sawyer” do autor americano Mark Twain, adaptada por Carlos Heitor Cony, foi a fonte de inspiração para as crianças escreverem e ilustrarem a obra As aventuras de Tom Sawyer em Tiradentes.

Papagaios me mordam!
08 – 2015 – Papagaios me mordam!, de autoria de 29 alunos, foi inspirado na obra de Ruth Rocha, autora homenageada do festival.
Os meninos que queriam escrever um livro
09 – 2016 – também 29 jovens se reuniram ao longo do primeiro semestre para produzirem a obra “Os meninos que queriam escrever um livro”, inspirada nas histórias e personagens de Ignácio de Loyola Brandão. O lançamento será durante o festival. Aguardem!

Em 2017, será lançado, durante o FELIT, mais um livro fruto dessa oficina. Na verdade duas obras em uma: “Bichos em prosa e verso” e “Fragmentos Memória”. O trabalho foi inspirado na obra do escritor Ronaldo Simões Coelho, homenageado na décima primeira edição do festival.

Professores 2017
Autores 2017